Estamos de acordo. O objetivo de qualquer empresa é gerar negócio, mas nem todas sabem de marketing, de comunicação, de SEO ou de design. É natural não se dominar todas as áreas sendo por isso cada vez maior o número de empresas que externalizam o seu departamento de marketing.
As razões são simples: é uma forma económica e eficiente de conseguir atingir os objetivos definidos, uma vez que uma equipa ou agência de marketing ajuda as empresas a implementar novas estratégias e acções ou melhorar as existentes.
Por isto, cada vez mais empresas optam por externalizar o seu marketing. De acordo com dados de um relatório da Seagefrog, 59% das empresas decidem externalizar o seu marketing. Mas, porque cresce, a cada ano, o número de stratups e grandes empresas a deixar o seu marketing nas mãos de terceiros? Continue a ler!
O marketing externo consiste em delegar tarefas internas de marketing a agências ou profissionais externos, para que desenhem estratégias e as implementem, com o objetivo de alcançar resultados definidos e aumentar os beneficios.
Encontramo-nos em contextos cada vez mais exigentes e saturados, pelo que temos de ser competitivos e profissionais em todas as áreas do nosso negócio. Não basta, por isso, ter uma pessoa encarregue do Marketing, mas também procurar estar rodeado de especialistas em distintas áreas para conseguir atingir os objetivos comerciais.
Ao externalizar o departamento de marketing, terá à sua disposição uma equipa profissional encarregue de desenhar e implementar a estratégia e plano de marketing da sua empresa, realizando todas as acções necessárias para cumprir os objetivos.
São inúmeras as vantagens que aporta a externalização do departamento de marketing. Partilhamos as 10 principais razões:
Todos já nos deixámos acomodar na rotina, que nos leva a utilizar sempre as mesmas estratégias e táticas sem pensar noutras opções. Externalizar o marketing é uma excelente forma de sair da rotina, trazendo novas perspectivas ao seu negócio e propondo ideias totalmente novas permitindo-lhe inovar na sua estratégia.
Além disso, quando uma campanha não obtém os resultados que queríamos, as agências são mais rápidas a buscar e encontrar soluções devido à sua experiência e know-how. De salientar também que estas agências contam com um leque de especialistas em marketing e uma carteira de clientes de onde retiram diferentes aprendizagens.
Ao estarem totalmente centradas no marketing, as agências de marketing detectam e interpretam de forma mais rápida e eficaz as situações do mercado, como alterações, tendências, novas tecnologias, erros… Isto permite-lhes colocar em marcha um plano de ação e adaptar-se em tempo útil.
Ao contar com mais clientes, é necessário que conheçam bem o mercado a que se dirigem cada um deles e estar sempre actualizado o que aumenta a capacidade de adaptação à mudança face a um recurso de marketing interno.
Alguma vez já sentiu que não vê o fim à sua lista de tarefas? Ou que lhe faltam horas em cada dia para fazer tudo o que planeou? Externalizar o marketing da sua empresa pode ajudar a aumentar a eficiência, já que poderá concentrar-se na sua atitivade principal sem se preocupar com o marketing. Desta forma utilizará o seu tempo de forma mais eficiente dedicando-o à sua empresa e clientes.
De salientar que os profissionais do departamento de marketing externo estão a receber formação e a aprender de forma contínua não sendo necessário à sua empresa investir em formação da equipa.
O marketing muda constantemente. Nos últimos anos tem havido um boom de novas técnicas, ferramentas e tendências de marketing. Isto gerou novas oportunidades para as empresas, mas também obrigou a um esforço adicional para estarem sempre a par das novidades que surgem diariamente. Por isto, externalizar o marketing a equipas externas ou agências pressupõe alguma vantagem, já que assegura que estão a ser utilizadas as últimas técnicas e ferramentas, alinhadas com as últimas tendências e necessidades do mercado.
As agências de marketing disponibilizam canais de comunicação para que todo o contacto seja rápido e eficaz como, por exemplo, softwares de assistência, chamadas telefónicas ou videochamadas, emails, entre outros. As reuniões de follow-up por videochamada realizam-se normalmente uma vez por semana, com o gestor do projeto ou um assistente que trabalhe na campanha. Nestas reuniões fala-se da situação atual, analisam-se os resultados obtidos e estabalecem-se planos de ação para as semanas seguintes. Estará sempre a par de todo o processo, além de poder dar feedback sobre as suas necessidades, dúvidas, ideias, etc.
As agências fazem uma grande investimento em tecnologia para disponibilizar aos seus clientes, podendo ser utilizadas nas suas campanhas, tendo assim acesso às mesmas.
Isto representa uma poupança da parte da empresa que usufrui da externalização já que estas tecnologias são por norma dispendiosas e requerem profissionais qualificados que saibam implementar e manejá-las.
Muitas equipas de marketing centram-se tanto no "o quê" que se esquecem do "porquê". A externalização oferece a oportunidade de alterar isto uma vez que a agência pode ajudá-lo de duas formas:
Externalizar o marketing resulta numa redução de custos para a sua empresa, uma vez que permite pagar unicamente os serviços de que necessita e apenas quando necessários. Por isto se torna mais rentável do que contratar profissionais de marketing fixos para a sua equipa. Também representa uma poupança nos recursos próprios já que não terá custos fixos afetos ao lugar físico ocupado no escritório.
Também supõe poupança nos custos com pessoal, já que por um custo inferior ao de ter um recurso dedicado, obterá os mesmos resultados. E poderá esquecer os salários,incentivos e custos de formação.
Os resultados são o que realmente interessa aos marketers. As agências contam com a experiência e as competências necessárias para obter sempre os melhores resultados possíveis já que, como referimos anteriormente, dispõe das melhores tecnologias. know-how e perspectivas de mercado.
As agências de marketing trabalham com clientes de variados sectores, o que dá lugar à cross-pollination ou fertilização cruzada de ideias. Por exemplo, uma agência que tenha clientes de sectores distintos, como o de IT, educação e saúde; aprenderá e obterá ideias e pontos de vista muito distintos de cada um deles, podendo aplicar a um cliente, o que tiver aprendido de outro.
Ainda que os seus colaboradores sejam especialistas do seu setor, por vezes é necessário um ponto de vista que venha de uma pessoa "de fora", para encontrar a solução mais adequada.
A cada dia o número de PMEs e Startups é maior, pelo que se torna cada vez mais difícil destacar-se num mercado cada vez mais competitivo. Sobretudo se acaba de fundar a sua startup ou dirige uma empresa pequena, uma vez que os orçamentos são baixos e a concorrência elevada.
Existem inúmeras razões para que as empresas decidam externalizar o marketing, especialmente na fase inicial de vida. Entre estas empresas podemos encontrar:
Há 3 motivos principais por que deveria considerar externalizar o marketing:
Que tipo de serviços deveria externalizar?
Nas primeiras etapas de vida do seu negócio deveria considerar externalizar tudo o que não está centrado no seu produto ou serviço e que satisfaça as necessidades do seu público alvo. Ou seja, focar-se nos campos que domina.
Alguns dos serviços que poderia contratar a uma agência ou equipa externa:
Sejamos sinceros, não há horas suficientes num ano para poder concretizar com êxito todas as oportunidades e desafios que o marketing nos apresenta, a não ser que disponhamos de uma equipa enorme. Ainda assim, a maioria das grandes empresas também decide externalizar o marketing.
Os motivos porque grandes corporações decidem ir por este caminho são os mesmos que para as PMEs e Startups. A externalização pode levar a um crescimento mais rápido da sua empresa, já que confiar em especialistas evita que se cometam erros que possam atrasar os projetos.
Que tipo de serviços deveria externalizar?
Alguns dos serviços que poderia contratar a uma agência ou equipa externa:
A primeira (e mais importante) pergunta que deve fazer quando decide externalizar o marketing é se vai contratar profissionais independentes (freelance) ou agências especializadas.
Um freelance é mais económico que uma agência, mas a sua capacidade e disponibilidade são mais limitadas. Além disso é difícil que um profissional tenha todos os conhecimentos e competências em todos os campos do marketing. Pode ser uma boa opção para um projeto concreto ou uma área muito específica. Contudo se procura uma ajuda de forma integrada, a melhor opção é contratar uma agência.
O custo de uma agência é mais elevado, mas oferece mais garantias e conta com perfis especializados em muitas áreas do marketing, pelo que permite um foco mais global. Contam ainda com mais recursos e com as últimas tecnologias.
Na mbudo somos Partner Platinum de HubSpot, o que significa que somos especialistas em serviços de Inbound Marketing, implementação do ciclo de vida, estratégias de automatização, content marketing e estratégia comercial.
Sem dúvida alguma, os nossos clientes são a nossa prioridade e adaptamo-nos a eles desde o primeiro dia, guiando-os no seu caminho de crescimento e apresentando soluções a qualquer desafio que possam encontrar.
Recomendamos que avalie as suas necessidades e o que deseja alcançar ao externalizar uma parte essencial da sua empresa. A externalização é uma forma muito rentável de assegurar-se que todas as suas necessidades vão ser satisfeitas de melhor forma possível.
Na mbudo estamos preparados para ajudar a focar e desenvolver a sua estrategia de Inbound Marketing. Contacte-nos hoje mesmo!