O segredo por trás das organizações de sucesso não reside apenas em fazer anúncios impactantes com criatividade original, em modelos de negócio disruptivos, em campanhas criativas, etc. O êxito reside na Estratégia definida (que não é mais que a soma de todos os anteriores, na justa medida).
Na mesa da maioria dos Directores de Marketing e Directores Gerais está a seguinte pergunta: E agora, o que fazemos? Há que reorganizar a estratégia de marketing para o que nos resta de 2020 e provavelmente para 2021.
A saída da crise será diferente em cada um dos sectores económicos (interessante este estudo da Deloitte) e dependerá muito de como as organizações estejam a adaptar as suas estratégias face à actual conjuntura.
A maioria das estratégias de Marketing está fortemente assente em eventos presenciais. A presença em feiras e congressos para captar novos clientes e/ou os eventos próprios para captar e fidelizar os clientes existentes.
Um cenário muito provável é que os eventos físicos quase não regressem no restante de 2020. Parece legítimo pensar que as retrições sanitárias, o distanciamento social, o controlo de viagens e também o provável estado de desconfiança dos participantes, venham a ter um forte impacto neste sector.
Então, parece sensato equacionar susbtituir os eventos presenciais por iniciativas online. Para fazê-lo com êxito temos de revisitar e Estratégia definida no início do ano e repensar quais eram os objectivos destes eventos e se organizar um webinar ou um evento online, pode substituí-los.
Vejamos um exemplo:
Tínhamos planeado participar num evento sectorial, onde íamos promover os nossos produtos/serviços perante uma comunidade de especialistas, realizando demonstrações de produto e posicionando a nossa solução. Para que esta iniciativa possa ser substituída por um webinar temos de replicar todas as "condições envolventes".
Estas são algumas das chaves para que o webinar "funcione":
Como referíamos no início, a chave para o êxito está na estratégia. Substituir uma táctica por outra requer que voltemos a pensar nos objectivos iniciais e adptá-los a um novo ambiente, neste caso, o digital.
Se necessitar de mais informação, não hesite em contactar-nos, teremos todo o gosto em ajudá-lo.