Hoje em dia todos estamos conscientes do importante papel que as redes sociais têm na estratégia de marketing de qualquer empresa. Permitem aumentar o tráfego para o website, gerar contactos e oportunidades de negócio, ajudam no posicionamento e permitem contactar e fazer seguimento de potenciais clientes.
Já parou para pensar se de facto está a geri-las bem? São muitas as empresas que apostam numa estratégia de "vale tudo" apenas para estarem presentes e não têm consciência que, seguindo este caminho, não estarão a otimizar o seu potencial. Pior, podem até passar uma imagem negativa perdendo engagement em vez de o ganhar.
Neste post vamos a centrar-nos na redação de conteúdos para as redes sociais. Partilhamos alguns conselhos:
Como comentávamos anteriormente, são muitas as empresas que publicam qualquer coisa apenas para cumprir calendário, ignorando que é sempre melhor qualidade em detrimento da quantidade.
Os clientes estão cada vez mais informados. Isto, somado ao facto de estarem constantemente a ser bombardeados com diversos estímulos, torna-os mais exigentes. O conteúdo que incluir nos seus posts deve ser autêntico, relevante e criativo. É um princípio básico de confiança e uma forma de mostrar compromisso com os seus clientes.
Quer isto dizer que terá de embarcar em cada "trending topic" que surja nas redes? Claro que não. Não caia na tentação de criar publicações que não estejam alinhadas com o conteúdo ou mensagens que não atraiam as suas personas, apenas para parecer relevante. Poderá ganhar engagement momentâneo, mas que eventualmente irá perder, recorde-se que qualquer "moda" é passageira.
É, por isto, necessário estabelecer uma estratégia de conteúdos que servirá de guia para as publicações que irá criar. Recomendamos que aceda a um leitor de feeds como, por exemplo, o Feedly. É uma forma de ter acesso, num mesmo sítio, a todo o conteúdo de qualidade que publicam os fornecedores em quem confia, servirá como fonte de inspiração para os seus posts.
Embora o conteúdo seja a base de uma publicação, o estilo e extensão dos posts é também de vital importância. De nada vale ter um bom conteúdo se não formos depois capazes de comunicá-lo de uma forma adequada e que chame a atenção.
Neste âmbito, o comprimento das publicações é fundamental. A quantidade de publicações diárias em cada rede é tal que é impossível prestar atenção a todas elas. Inconscientemente descriminamos informação, por isso, é importante que tenham a extensão recomendável a cada rede, para que consigamos aumentar a probabilidade de captar a atenção dos utilizadores.
De seguida, um resumo do número ideal de caracteres recomendado em cada rede:
Twitter:
Facebook:
LinkedIn:
Instagram:
Incluir imagens e vídeo nos nossos posts é uma tendência que continua a ganhar popularidade nos últimos anos. Em 2018, a HubSpot realizou um questionário a nível global e concluiu que 54% dos consumidores queriam ver mais conteúdos de vídeo de uma marca ou empresa, nas suas publicações. Para confirmar esta tendência ascendente, a Cisco projeta que os vídeos constituirão 82% do tráfego da Internet em 2021.
Tendo em conta os dados mencionados, é evidente a necessidade de incluir imagens e vídeos nos nossos posts, uma vez que é o que os utilizadores esperam de nós.
Relembramos o tamanho das imagens (pixeis) e a duração dos vídeos que farão com que as suas publicações tenham um alcance maior:
Ao falarmos de vídeo não podemos deixar de mencionar o Snapchat e o Tik Tok, ainda que não sejam redes "maduras" como as faladas anteriormente, estão numa curva de crescimento ascendente. A sua popularidade e a sua interface centrada no vídeo permitem-nos realizar campanhas de marketing que podem criar oportunidades de visibilidade dos nossos produtos ou serviços.
Apesar de terem ganho popularidade graças ao Twitter, hoje em dia as hashtags estão presentes em todas as plataformas e nos próprios conteúdos. Deve tê-las em conta na redação do conteúdo para as redes sociais da sua empresa, uma vez que permitem aos utilizadores encontrar e seguir marcas, eventos e promoções do seu interesse.
De seguida, partilhamos alguns conselhos para otimizar o uso das hashtags nas diferentes redes sociais:
Twitter:
Instagram:
Facebook:
Além de publicar conteúdo relevante e de qualidade, deve interagir com a sua audiência. Assegure-se que responde às questões colocadas nos comentários; se identificar conversações em que a sua marca, produto ou serviço é protagonista, não hesite em interagir adicionando valor. É importante ter sempre presente o princípio básico do Inbound Marketing para estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes/prospects, estes esperam sempre que por trás de todas as publicações nas redes sociais exista uma pessoa real e não um bot a enviar perguntas e respostas automáticas.
Esperamos que após a leitura deste post, as suas publicações nas redes sociais sejam um sucesso e que consiga aumentar o engagement. Se procurar algum esclarecimento ou ajuda para implementar uma estratégia de social media, não hesite em contactar-nos, teremos todo o gosto em conversar.